Sábado, 13 de Outubro de 2007

O nosso Projecto =)

Olá pessoal!

 

    Neste segundo post ", vamos falar um pouco do nosso projecto. Escolhemos o tema - " A marginalidade num bairro social". 

O tipo de marginalidade que vamos focar é a marginalidade associada a grupos juvenis. Uma marginalidade que se reflecte no consumo e tráfico de substâncias ilegais, na degradação de infra-estruturas e no confronto entre bairros sociais.

   Nós escolhemos este tema porque enfrentamos esta realidade quase diariamente. Para além disso, é um tema que nos preocupa bastante, uma vez que afecta o futuro das nossas cidades e que, porque coabitamos os mesmos espaços, nos atinge a todos.

 

Metodologia:

 Fazer um estudo sobre a área envolvente, apontando alguns aspectos importantes, tais como, a história, o número de habitantes, as diferentes etnias e as diferentes culturas, a vivência no bairro social que vamos observar , etc...;

 

Para o desenvolvimento do projecto é necessário:

  1. Definir o conceito de marginalidade;

  2. Identificar diferentes tipos de marginalidade;

  3. Estabelecer um relação entre este conceito e as razões que lhe dão origem;

  4. Definir as consequências dos actos considerados marginais;

  5. Apontar soluções possiveis  para combatê-los, nas situações em que isso se justifique.

Pretendemos, também:

  1. Realizar entrevistas a elementos da Junta de Freguesia e da GNR, de entre outros, de forma a recolher informação útil à compreensão do assunto, bem como para conhecer as medidas que as entidades oficiais estão a pensar colocar em prática para solucionar os casos considerados como problema.

  2. Realizar inquéritos aos habitantes do bairro, de forma a conhecer a opinião que têm sobre o fenómeno, a forma como vivem com ele no seu dia-a-dia, que soluções poderão propor... ;

  3. Recolher imagens que ilustrem situações de comportamentos geralmente associados à marginalidade.

  4. Vamos, também, recorrer a vários motores de busca da Internet, a reportagens elaboradas por Canais Televisivos e por Jornais (que se referem a actos de marginalidade realizados dentro do bairro). 

 

 

 

Como poderá o nosso projecto contribuir para a reflexão sobre as cidades portuguesas? 

 

  O nosso projecto poderá contribuir para a reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas na medida em que vai alertar para os focos de comportamentos considerados marginais existentes em bairros sociais, muitas vezes nas proximidades de escolas, comportamentos esses que, no futuro, poderão levar ao aumento da insegurança e, consequentemente, ao  abandono destes bairros por parte de algumas pessoas.

  Também poderá ser importante para chamar a atenção para os grandes níveis de abandono escolar existentes neste tipo de bairros e, assim, levar à criação de programas de inserção social dirigidos a jovens em condições problemáticas. 

 

UaU!!:

Published by BAAM às 13:25
link do post | comenta!! | favorito
1 comentário:
De episj2 a 2 de Novembro de 2007 às 23:01
Boa sorte ai com vossos Projectos......k sejam dos melhors....é nosso voto....:)


Comentar post

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007