Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Resposta ao desafio do "CCC"

Olá pessoal!!

 

Foi-nos pedida a elaboração de uma pequena síntese sobre o nosso trabalho, e aqui está ela, mas desde já pedimos desculpa pelo atraso na postagem .

 

O objectivo do nosso trabalho prende-se com a tentativa de identificar os fluxos de marginalidade, no bairro de Casal de Cambra, assim como as faixax étarias que mais interagem neste meio.

 

  Porquê este tema? Porquê casal de Cambra

 

Numa sociedade que enfrenta tantas dificuldades económicas, com cada vez maior describilidade face ao ensino e onde incessantemente temos notícias da pratica de actos marginais, é-nos obrigado a pensar no futuro...Então resolvemos pegar neste tema, pois os assuntos sociais estão demasiado esquecidos. Quanto á nossa escolha por este bairro social(que é uma espécie de amostra da actual sociedade), prende-se não só com o facto de nós termos um mai0r contacto com este, assim como devido ás várias notícias de marginalidasde neste bairro conjugado com as altas taxas de natalidade que nele existem.

 

  Ao longo do nosso trabalho identificámos:

    - O grupo etário que mais se encontra ligado a estes actos, os jovens, os principais actos marginais existentes no bairro, que se prendem com o consumo de drogas, tráfico de armas, comportamentos ruidosos, e com confrontos entre gangs de diversos bairros. 

   Quanto ás causas que lhe dão origem, são maioritariamente o insucesso escolar, o grupo de amigos, os problemas familiares, o ambiente do bairro, que praticamente os empurra para esses caminhos, conjugada com a falta de actividades de lazer.

  Para tentar dinamizar este bairro,  achamos importante a aposta em unidades temáticas, como o lazer, que é uma questão critica no bairro pois não existem diversões para estes jovens, e ainda uma aposta na arte- através do apoio aos jovens(Rappers e grafiters)- Porque não , a criação de concursos? Toda a aposta deve-se reflectir no bairro camarário/ cooperativo pois este além de se encontrar um pouco isolado do resto da freguesia, tem uma grande percentagem de abandono escolar, e de jovens.

  Pretendemos envolver a comunidade no nosso trabalho através da divulgação junto destes e afixar cartazes nas escolas( Caneças e agostinho da Silva).l

 

GRUPO BAAM: ESCOLA SECUNDÀRIA DE CANEÇAS: TEMA:" A MARGINALIDADE NUM BAIRRO SOCIAL"


Published by BAAM às 18:38
link do post | comenta!! | favorito

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007